domingo, 26 de janeiro de 2014

PARTE I: companhia aérea, translado e deslocamento entre cidades

Chegamos a Madrid pela Air Eupora (excelente custo x benefício) e só pelo fato de ser direto, o conforto é garantido (saímos de Salvador às 22:50h e chegamos às 11:30h de lá).
Compramos as passagens Salvador/Madrid/ Salvador pela CVC on line, três meses antes do embarque. 

Não sei qual foi a mágica, mas comprar a passagem dessa forma fez com que o valor ficasse cerca de R$700,00/pessoa a menos que comprar na loja física (fiz a pesquisa) ou até mesmo no site da companhia aérea. Não sei se é sempre assim, mas fica a dica!
Não consegui incluir o trecho de ida e volta para Barcelona, mas ainda assim valeu a pena, tanto financeiramente quanto do ponto e vista de liberdade, pois fizemos os trechos de trem, incluindo um pit stop em Zaragoza na ida e outro em Valência na volta.
Sobre a Air Europa: 
Chegamos em Madrid com 40 minutos de atraso. O vôo foi tranquilo e, por ser direto, a viagem ficou menos cansativa.

A aeronave é "básica" e a tripulação poderia ser um pouco mais ágil e atenciosa.
O problema foi na chegada das malas, ficamos quase uma hora aguardando com poucas pessoas que estavam no mesmo vôo (boa parte fez conexão e não retirou mala). Já estava preocupada por causa dos traumas de viagens anteriores, quando finalmente elas chegaram.

No retorno, a impressão foi mantida, a tripulação é desatenciosa e o vôo atrasou pouco mais de 1 hora. Mas ainda assim, valeu a pena.

Entrando no clima espanhol já no avião - Espanha - Viagens - Air Europa


Translado:
Não reservamos translado para a chegada.
Tínhamos decidido pegar ônibus da EMT, que nos levaria até a estação de Atocha, a 500 metros do hotel. Mas, como a fila estava muito grande e ainda não estávamos situados na cidade, optamos por um translado em uma van, que se revelou um excelente custo x benefício.

Pagamos pouco mais que o dobro da passagem de ônibus (11 x 5 Euros), mas o conforto de chegarmos direto no hotel, não ter que carregar malas e ainda fazer um breve city tour, passando por vários pontos turísticos, tornou a diferença até pequena.
Para pedir o serviço no terminal 1 (por onde chegamos), basta se dirigir ao guichê que fica no lado do posto de vendas do Renfe, em frente à sala de desembarque 2.
Na volta, usamos o translado do hotel, uma excelente e confortável opção. 50 Euros para 5 passageiros.


Trem - Renfe:

Contando com o bate-volta a Toledo, fizemos 6 trechos de trem, 4 comprados com antecedência pelo site e 02 (Toledo) faltando 10 minutos para o trem sair!
Compramos 4 trechos faltando 2 meses para a viagem (o máximo permitido são 3) pelo site da Renfe (www.renfe.com). 

Havia lido que algumas pessoas não conseguiam concluir a compra, que o site travava, mas minha experiência foi oposta. Autorizei meu cartão de crédito previamente para uso internacional e comprei sem problema algum.
Como estávamos em grupo (éramos 7), consegui algumas tarifas especiais, como a "tarifa Mesa”, em que você compra 4 lugares juntos em torno de uma mesa, ficando mais barato e super confortável.

Os 4 trechos (Madrid - Zaragoza/ Zaragoza - Barcelona/ Barcelona -Valência/ Valência - Madrid), custaram 105 Euros por pessoa.
Para ir a Toledo, chegamos faltando 10 minutos para a saída do trem. Como ainda íamos comprar as passagens e precisávamos de agilidade, compramos no guichê tradicional e não no auto-atendimento. Fomos muito bem atendidos e conseguimos embarcar em tempo recorde! O bate-volta custou 20 Euros/pessoa.
Os trens são confortáveis, pontuais, com espaço para mala, serviço de lanchonete a bordo e você ainda aproveita as belas paisagens espanholas. Indico!
Quanto  mais pequisa, melhor... - Espanha - Viagens
Até o próximo post!
Ana Paula Pires - Doida pelo Mundo