terça-feira, 16 de julho de 2013

O QUE DIZER DE CUBA? VÁ LOGO PRA CUBA!!!!!

Tinha uma vontade de conhecer Cuba, um certo dia, tomando um vinho com uma amiga, nos empolgamos e falamos: Vamos!
Encontramos uma promoção da Copa Airlines (ida e volta no valor de R$1.500,00 com taxa de embarque).  Não tem vôo direto para Cuba, somente com conexões, no caso da Copa foi no Panamá.
E lá fomos nós em março de 2013.
O Período de agosto a outubro não é recomendável porque é mais fácil a incidência de furacões.

O QUE PRECISA PARA ENTRAR:

- Passaporte

- Visto Cubano (você pode solicitar em alguma agência de turismo ou comprar na hora no próprio aeroporto. Certifique antes se o aeroporto da sua cidade possui esse serviço a qualquer momento. Em Guarulhos – SP,  eu sei que é possível. Custa cerca de R$50,00 se for direto no aeroporto.)

- Seguro saúde (fiz através de uma agência de turismo aqui no Brasil)

Não é obrigatória a vacina de Febre Amarela, mas recomendam que tomem.


O ROTEIRO:
Varadero-Cuba (2 dias)
Cayo Largo-Cuba (4 dias)
Havana-Cuba (3 dias)
Jamaica – Que conto para vocês num próximo post. Sensacional! (5 dias)
Havana-Cuba (1 dia)
Trinindad-Cuba (1 dia)
Havana-Cuba (1 dia)

UMA VISÃO GERAL DE CUBA, QUE É MAIS CLARA EM HAVANA VELHA
Não conheci a ilha na época de Fidel Castro e de todo o bloqueio que acontecia antes (há aproximadamente 1 ano e meio a 2 anos), mas o que vi em 2013 foram muitas dificuldades ainda enfrentadas pelos moradores.

A paixão pelo ex-líder Fidel é tão grande, que depois de tudo que passaram dizem com orgulho que ainda são governados por ele indiretamente, com o seu irmão Raul Castro no poder.

Hoje, os cubanos têm uma certa liberdade de ir e vir, de se conectar com o mundo fora da ilha.
Mas existe uma dificuldade terrível para que isso aconteça. 

Passaportes caríssimos, que dificilmente os cubanos conseguem bancar.

A internet local é surreal, além de lenta. Você compra um cartão, estilo cartão telefônico europeu, com créditos para se conectar, raspa para ver o seu código (estilo raspadinha mesmo!) e acessa.

Onde comprar: normalmente hotéis, e no mesmo local que comprar você terá que usar. Se sobrar minutos, tem que voltar no mesmo local ou esquece! Para comprar, eles anotam o número do seu passaporte, nome e você assina. Todo esse controle porque possivelmente você estará sendo “vigiado” online. 

Wi-Fi é inexistente! Uma amiga, que foi um pouquinho depois, encontrou WiFi em um restaurante em frente ao hotel que estava hospedada, o Tryp Habana Livre na 23 Calle L E 23 Y 25 – Vedado, mas não conseguiu usar de forma nenhuma. Eu não achei em absolutamente nenhum lugar que fui.

Alguns sites são bloqueados para os cidadãos cubanos, por exemplo o Facebook, segundo um jovem morador que conhecemos. Tentei acessar daqui do Brasil o domínio http://facebook.ismm.edu.cu/ , e realmente não entra.

Os moradores não possuem internet em casa, somente para fins de trabalho.

Produtos Americanos (EUA) continuam a não poder entrar no país. Cartão com bandeira dos EUA, esquece! Ninguém aceita!

Consegui trocar dólar americano nas casas de câmbio na Calle Obispo em Habana Vieja e foi super tranqüilo (Para quem quiser casa de câmbio, nessa rua tem algumas, a principal de Habana Vieja). Mas na maioria das vezes é bem menos vantajoso do que fazer o câmbio de Euro, por exemplo, pois as taxas são maiores.

Cola-Cola é dificílimo de encontrar, e as que encontramos são todas made in México (ainda bem que eu não sou muito chegada em refrigerante!!! hahaha...)

Apesar de eu ter presenciado em apenas um banheiro que fui jornais cortadinhos em retângulo na entrada para as pessoas pegarem para se limpar, aquela lenda que ainda falta papel higiênico é lenda mesmo!
No geral, você encontra tudo nos mercadinhos da cidade. O que acontece é que alguns produtos são caros para quem ganha em Peso Cubano e acabaram virando produtos de luxo para eles. Ex: sabonete, carne, manteiga...

Em Cuba existem 2 moedas: o Peso Cubano e o Peso Cubano Conversível (CUC), o segundo feito somente para os turistas.

1,00 CUC = 0,87 dólares americanos = 23,00 Pesos Cubanos (aproximadamente).

Quem trabalha com o turismo no país e recebe em CUC são os que melhor ganham. Por exemplo, um taxista que recebe a corrida em CUC dos turistas, pode ganhar melhor do que um médico local, que recebe seu salário em Peso Cubano.

Pude perceber, conversando com um e outro, que todas as pessoas que trabalham de alguma forma no mercado de turismo, possuem uma formação distinta do que exercem (são engenheiros, jornalistas...) e não exercem porque não ganham o suficiente para continuarem,  migrando para o turismo, pois nele recebem mais em CUC.

Uma das coisas que me impressionou bastante foi o fato de serem pessoas que viveram quase sempre com o bloqueio do governo (tenha lá seus motivos!), parados no tempo, mas ao mesmo tempo são todos muito inteligentes. Sua grande maioria fala mais de duas línguas, absolutamente todos têm curso superior completo e as crianças todas estudam.
E como eles lêem! Sempre tem um sebo vendendo livros.

A saúde é de graça, assim como as escolas e universidades, e de primeiríssima qualidade. Cuba é referencia mundial em Medicina e recebem muitos estudantes de fora.
Eu poderia ficar aqui escrevendo mais de um milhão de coisas... Vá pra Cuba logo!!!

É muito bom conhecer de perto um lugar tão diferente do que estamos acostumados a ver e viver. Um lugar onde não existem coisas supérfluas e nem luxos, que apesar de serem bons demais, às vezes são exagerados e desnecessários. E com certeza, dá pra viver sem.

Para você conhecer mais de perto essa visão de Cuba, tem que ir para Havana e de preferência ficar hospedado em Habana Vieja.

CUBA - HAVANA
CUBA - HAVANA
CUBA - HAVANA
CUBA - HAVANA
Em Habana Vieja, fiquei 3 dias hospedada na casa de uma família Cubana.

Lá existem as “Casas Particulares”, onde os moradores associados recebem o aval do governo para hospedarem turistas (ambos ganham por isso, família e governo). O legal dessas casas é o contato de perto, de poder conversar mais, de receber dicas legais e úteis de quem realmente conhece, de entrar na história da cidade, do país e dos costumes.

Achei a casa que fiquei no site http://www.cubacasas.net/ e fui com o nome da casa (todas tem um nome que ,normalmente o do dono) pra o TripAdvisor buscar mais informação de quem já tinha se hospedado lá.

Fiz a reserva por telefone porque não tinha nenhum email disponível no site e depois de ligar, peguei email para formalizar a reserva. Eles demoram um pouco de responder!!

Fiquei também em mais 2 hotéis em Habana Vieja em outras paradas, e recomendo bastante o Hotel Telégrafo, gostei muito das instalações.

O serviço no geral é sempre muito bom, os cubanos são demais prestativos e fazem de tudo para que o turista se sinta em casa.

Dica para quem quer comprar Charuto: só comprem em fábrica e em lugares seguros. Não caiam na lábia de vendedores ambulantes nas ruas, eles vendem tabaco falso.

Eu entrei na Fabrica de Tabacos, que fica localizada atrás do Capitólio de Habana Vieja, para comprar umas encomendas de um amigo, fiquei esperando alguns minutos a fábrica abrir e, nesse meio tempo, o próprio segurança e a faxineira do lugar vieram me oferecer os falsificados, até me levaram pra dentro de uma salinha para mostrar, é igual! Pra mim, que sou leiga, cairia como uma patinha enganada.
A marca Cohiba é a melhor, seguida da Monte Cristo.

Escrevi, escrevi, escrevi e não falei nada dos carros antigos de Cuba. São muitos, vários.
São tantos que viram até paisagem. Virou tão comum pra mim, que tinha até esquecido de comentar aqui.

O primeiro taxi que pegamos foi um Lada, que a palavra velho era apelido, simplesmente todas as luzes do painel do carro estavam acesas (óleo, não vou nem escrever revisão que é sacanagem, até a do freio de mão tava acesa...). 
Detalhe: era um taxi clandestino (não tem o aval do governo para circular. Sim, o governo manda. Quando passávamos por algum policial, ele fechava rápido o vidro do carona com um fumê bem preto e abaixava a mala que estava no banco da frente.

E foi logo ali que percebi a receptividade do povo cubano. Mas são tão receptivos, que muitas vezes são carentes.

O taxista do Lada velho nos convidou para conhecer a esposa dele na sua casa, queria fazer almoço para nós, a coisa mais bonitinha! Cantou musicas regionais durante quase todo o percurso, empolgadíssimo.

Os carros antigos são da década de 50, quando aconteceu o bloqueio de entrada e saída no país. Os que já estavam lá permaneceram e, somente há aproximadamente dois anos atrás, liberaram novamente. Hoje, já se encontra bastantes carros novos, as marcas japonesas são as que reinam. Mas ainda assim os novos não ofuscam os antigos.

Tem antigos super conservados, que você pode fazer passeios na cidade dentro deles. Com certeza você vai se deparar com alguém que irá te oferecer esse passeio em Habana Vieja.

Vá pra Cuba logo! Antes que esses carros novos virem paisagem!

CUBA - HAVANA
Ah! Se você for alugar um carro lá, não faça que nem eu e pergunte se tem GPS. Não existe essa tecnologia lá. E nem o sinal 3G e 4G do seu celular vai funcionar na ilha, bloqueado total. É mapinha impresso na mão e pé no acelerador.

As estradas são super tranqüilas, não existe violência, não há perigo mesmo. O único cuidado que precisa ter é em dirigir a noite, porque tem bicho atravessando no meio do nada e não tem iluminação.


Até o próximo post!
Mafê (também conhecida como Maria Fernanda Massoni)
Uma Doida pelo Mundo também

NOTA: Mafê é publicitária e mora em São Paulo. Amiga muito querida de longas datas do casal .