sábado, 29 de junho de 2013

Paris 2010 - A primeira vez na Europa

Um belo dia resolvemos que queríamos conhecer o mundo. Já tínhamos feito algumas viagens pela América do Sul e já era hora de ir mais longe...

Mas, por onde começar?

Que seria pela Europa, tínhamos certeza, precisávamos definir apenas qual ou quais países. Foi então que resolvemos pela unanimidade mundial: Paris.

Outro questionamento veio: ficaríamos só em Paris ou iríamos para outros lugares também? 

A viagem iria durar 10 dias, o que para alguns é muito tempo para ficar em uma cidade só, mas resolvemos que nossos 10 dias seriam vividos intensamente apenas na Cidade Luz, com direito a duas "escapadas" para duas cidades bem próximas: Versalhes (básica e perto) e Reims/ Epernay, na região de Champagne, a menos de uma hora de trem.

Passagens emitidas, hotel reservado, malas prontas... Chegamos numa segunda-feira gelada do inverno parisiense... Depois de nos stressarmos com a perda de uma das nossas malas (post mais detalhado na seção POR AÍ), chegamos ao hotel em Montparnasse, um bairro bem residencial, mas com seu charme.

Uma região muito tranquila, principalmente por não ser turística (apesar de abrigar a famosa Torre de Montparnasse) e por ser bem servida de estações de metrô e trem...

Depois de descansarmos um pouco, saímos pelo bairro em busca da estação de metrô, que logo achamos... O problema era entender as linhas, o que é fácil demais, mas não quando você está sem dormir e com fome.

Entramos em um supermercado, fizemos uma bela feira de queijos e vinhos franceses e voltamos para hotel. Abastecidos e com o mapa do metrô entendido, tínhamos a Cidade Luz nas mãos...

Por sorte, pegamos a linha 6 (verde clara), a  melhor que poderíamos pegar para chegar até a icônica Torre Eiffel... A única maneira de acreditarmos que estávamos em Paris.
Essa linha tem um trecho elevado e quando vocês menos espera, fica de frente para a torre. Já era noite e a beleza das luzes tomava conta da cidade.

Paramos na estação Bir-Hakeim e rapidinho chegamos à torre. Passeamos por lá uns 30 minutos, pois o frio congelante de cinco graus negativos não ajudou muito.
PARIS
Para finalizar o nosso primeiro dia, embarcamos no Bateaux Mouche e passeamos pelo Rio Sena, passando por pontos tradicionais como o Louvre, a Pont Neuf, a Ponte Alexandre III, etc....

Escolhemos fazer o tour à noite para ver a cidade iluminada, já que andaríamos muito a pé durante o dia, mas além de muito frio, parte dos monumentos e lugares importantes, como a Notre-Dame, estavam apagados, deixando o passeio um pouco sem graça. 

PARIS
PARIS
Nosso primeiro dia na Cidade Luz foi curto e um pouco atrapalhado, mas o suficiente para ser inesquecível.

Ana Paula
Doida pelo Mundo