sexta-feira, 31 de maio de 2013

CORRIDA + TURISMO: CASTELO GARCIA D´ÁVILA + RESERVA SAPIRANGA + RUNNINGDAVENTURA



O espaço desse blog é para falar de viagens, uma das duas grandes paixões da nossa vida. Mas resolvemos juntar o útil ao agradável e escrever sobre as duas atividades que mais amamos: correr e viajar.

Cada vez mais fica claro que para viajar não precisa pegar um avião e ou rodar centenas de quilômetros pelas estradas. Podemos sim viajar por onde moramos ou em lugares que são rotineiros e descobrir um novo mundo.

Nosso objetivo aqui é falar das nossas viagens, de experiências marcantes, descobertas, momentos inesquecíveis... Mas, por que não descrever uma grande viagem de algumas horas por terras baianas, por um lugar que está sempre na nossa rota?

Esse post nasceu no sábado passado, 25/05/2013, depois de uma corrida de 14 km pela Reserva Sapiranga – Praia do Forte- BA.

Frequentamos a Praia do Forte desde crianças e com certa freqüência, porém nunca havíamos visitado (sequer cogitado) a Reserva Sapiranga e o Castelo Garcia D´Ávila durante o dia (já tínhamos ido em alguns casamentos, mas sempre à noite). Duas grandes e gratas surpresas para a gente.

Nos inscrevemos no RUNNING DAVENTURA 2013 (running.daventura.com.br) apenas com a intenção de correr. Em tese, seria apenas mais uma corrida, porém fomos agraciados com uma das melhores provas de nossa vida, nossa primeira corrida de aventura em um lugar simplesmente deslumbrante...

Ao chegar ao Castelo Garcia D´Ávila, um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural do Brasil, considerado a primeira grande edificação portuguesa no país, você já fica impressionado pela beleza da mistura das ruínas do Castelo (que estão entre as mais antigas do Brasil) com o mar, que se faz de background da área.

De fato, um lugar para ser contemplado e nos instigar ao questionamento: como nunca tínhamos visitado esse lugar tão perto da gente antes?

A largada e chegada da prova são no Castelo, ou seja, não tem como não se encantar desde o início da corrida.

A partir daí, são quilômetros de muita beleza, verde e emoção, já que o percurso nos traz grandes surpresas e desafios...

O prova é quase toda  dentro da Reserva Sapiranga, com um momento mágico em que a gente sai do meio do mato e cai na praia, para depois voltar para reserva e atravessar um pequeno riacho. Um presente do percurso que, mesmo percorrendo com todo gás, merece que a gente baixe o ritmo para contemplação.

Formada por 600 hectares de Mata Atlântica e habitat natural de espécies diferentes de flores e plantas nativas, a Sapiranga é um grande espetáculo que pode ser visitado de várias maneiras: caminhada, bicicleta, cavalo e até quadriciclo, com todas as trilhas bem sinalizadas.

No dia da corrida, os atletas ocupam todos os espaço e fazem de cada quilômetro momentos celebração e exaltação da natureza.

A corrida acontece em terrenos naturais e não pavimentados, como estradas de terra, trilhas, praias e areais, tudo isso como grandes elevações e obstáculos que fazem a prova ainda mais desafiante. Os participantes do RUNNINGDAVENTURA 2013 puderam escolher entre os percursos de 5 km, 8 km e 14 km ou optar pela meia maratona (21 km).

Um verdadeiro teste de resistência, superação e amor a esse esporte maravilhoso.

Terminamos o percurso bem, porém exaustos, já que é bem puxado, mas com uma certeza: vamos correr no ano que vem novamente e, quem sabe, até completar os 21Km da meia maratona ao invés dos 14 percorridos esse ano.

Aproveitamos para agradecer à ad3 Esportes - Assessoria Desportiva, nosso clube de corrida há 5 anos, que, além de nos preparar para superar esse desafio maravilhoso, fez uma festa à parte na Praia do Forte com sua participação. Um destaque em animação e no podium. Parabéns a Dionísio (1º lugar nos 14km),Thor (1º lugar nos 8 km), Valdeci  (2°lugar nos 21km), Pauline e Vandréia (2º e 3º lugar nos 8 km feminino).


Fazer essa corrida exige preparo e muita atenção. Recomendamos a prova para todos, desde que treinem bastante antes!

CORRIDA - RUUNING - Grupo alto astral e animado
CORRIDA - RUUNING - Concentração antes da largada
CORRIDA - RUUNING 
 Corrida em Família: mãe/sogra e prima
CORRIDA - RUUNING - Descanso merecido pós prova 
CORRIDA - RUUNING
CORRIDA - RUUNING
CORRIDA - RUUNING
CORRIDA - RUUNING 
Resumindo essa viagem de poucas horas: juntar duas paixões em um único momento não tem preço, correr e “turistar” são as melhores coisas do mundo!

Para saber mais sobre o Castelo Garcia D´Ávila, a Reserva Sapiranga, o RUNNING DAVENTURA e sobre a ad3 Esportes, indicamos os links abaixo:


 Até o próximo post!
Ana Paula e André Pires – Doidos pelo Mundo